Os principais cuidados com a pele durante a gravidez | Manual da Mulher
Site Overlay

Os principais cuidados com a pele durante a gravidez


A pele é o maior órgão do corpo humano e também sente as mudanças hormonais durante essa fase

A pele pode apresentar manifestações relacionadas ao período de gravidez, sendo as mais comuns o melasma ou cloasma gravídico e as estrias. O período gestacional é caracterizado por mudanças hormonais e emocionais que tornam a mulher mais sensível, com maior propensão a reter líquidos, mais sensibilizada a alergias e coceiras na pele.PUBLICIDADE

acne costuma melhorar durante a gravidez porque existe uma predominância dos hormônios femininos – como o estrogênio, que melhora a hidratação e a produção de colágeno. Eles neutralizam a ação dos hormônios masculinos, que geralmente pioram a oleosidade e, consequentemente, a acne.

Também é comum o cabelo cair menos durante a gestação. Os fios ficam mais densos e brilhantes. Algumas mulheres têm queda de cabelo três a quatro meses pós parto.

A pele da mulher grávida fica mais sensível e sujeita a ter coceiras e avermelhamentos. Por esse motivo, é importante tomar banho com sabonetes neutros que evitem irritação da pele. Além disso, o uso diário de hidratantes em todo corpo evita as coceiras e também as estrias.

Melasma

melasma é uma mancha acastanhada que aparece principalmente no rosto, como uma máscara. Às vezes, incomoda quem o desenvolve. Durante a gestação, um dos hormônios que aumenta é o melanócito estimulante, que é um dos maiores estimuladores da pigmentação. É por esse motivo que, na gravidez, a mancha fica mais intensa ou aparece pela primeira vez. Além disso, a linha no centro da barriga e também na aréola mamária ficam mais escuras.

O uso do filtro solar é indispensável para a mulher grávida – tanto para evitar o aparecimento e piora do cloasma gravídico, como para manter a pele mais saudável. O produto tem que ter número alto para proteção de luz UVB e proteção UVA, que será 1/3 daquela da UVB.

Não há filtro específico para a luz visível e somente os pigmentos como, por exemplo, óxido de ferro conseguem proteger dessa luz. Então, o filtro solar deve ter FPS 60 para UVB, 20 para UVA e pigmento (cor) de preferência com óxido de ferro. Ele também pode ter ativos hidratantes e antioxidantes e deve ser aplicado de 3 a 4 vezes ao dia em toda a área exposta.

Estrias

Outra alteração de pele da grávida é o aparecimento de estrias tanto no abdômen como em coxas e nádegas. As estrias são locais onde ocorre um rompimento das fibras levando a uma cicatriz definitiva.

Elas aparecem devido à combinação de vários fatores tanto genéticos quanto hormonais, relacionados ao peso e também a traumas e coceiras locais. A prevenção do aparecimento das estrias está ligada a uma alimentação equilibrada, exercícios moderados, ganho de peso racional e hidratação.

A hidratação da pele com cremes especiais e combinados deve ser constante desde o primeiro dia desse período tão especial. O hidratante deve ser passado no corpo todo e em especial na região do abdômen. No terceiro trimestre da gravidez, quando a pele do abdômen já está com maior volume e mais esticada, o hidratante deve ser usado duas a três vezes ao dia no local.

A pele é o maior órgão do corpo humano e acompanha o organismo grávido sentindo as repercussões de mudanças hormonais, sistêmicos e de humor. Os cuidados dessa fase exigem, principalmente,  fotoproteção e hidratação, além dos cuidados globais de alimentação, exercício físico, sono e lazer.

Cuide-se!