Ana Maria Braga se desculpa por ‘racismo reverso’ na TV após críticas: ‘Assumo meus erros’ | Manual da Mulher
Site Overlay

Ana Maria Braga se desculpa por ‘racismo reverso’ na TV após críticas: ‘Assumo meus erros’

No ‘Mais Você’, Ana Maria Braga pede desculpa por ‘racismo reverso’ e explica o motivo do ‘preconceito’ de negros com brancos não existir

Ana Maria Braga pediu desculpa após fala sobre “racismo reverso”. Nesta terça-feira (02), a apresentadora comentou sobre discurso feito no dia anterior sobre o suposto “preconceito” sofrido por Carla Diaz no “BBB 21” e executado por Lumena. Durante o “Mais Você” ao vivo, a comunicadora admitiu ter cometido um ato falho. “Gosto muito de assumir os meus erros, porque acho que é assim que a gente vai aprendendo”, iniciou.

Leia a fala de Ana Maria Braga sobre racismo que causou polêmica!

Durante o programa desta segunda (01), foi exibido um vídeo do “BBB 21” no qual Lumena critica Carla Diaz e cita “branquitude”. “Não entendi esse negócio de branquitude. A gente tem culpa disso? Está acontecendo aí um reverso. Você tem que votar em alguém, não importa a cor. É um jogo, é feio isso”, afirmou Ana Maria Braga ao assistir ao conteúdo.

O termo em questão trata da naturalização do branco como padrão. A pessoa branca, então, passaria a tratar os outros como “não-brancos” e tira privilégios por isso.

“Tem coisa melhor que a mistura, que é a maioria do brasileiro. Fazer um preconceito reverso nessa é uma bobagem, é uma pena perder esse tempo”, lamentou a comunicadora, que parou de transmitir programa em casa.

Ana Maria encara erro como positivo: ‘Me fez buscar informação’

Ana Maria Braga agradeceu o público pelas mensagens sobre o ato falho. “Vi várias postagens informando que eu havia feito um comentário equivocado. Não sabia. (…) Vieram muitas críticas, o que me fez buscar informação. Afinal, na maioria das vezes, somos muito desinformados nesse assunto”, afirmou a artista.

Ana Maria Braga explica o motivo do ‘racismo reverso’ não existir

Ana Maria Braga, na continuação, comentou sobre algumas informações que absorveu sobre o tema. “Muitos ativistas e pensadores da atualidade criticam o discurso de preconceito contra brancos reforçando que a definição de racismo não se limita a cor da pele. Para esses estudiosos, o racismo é um sistema de opressão e, para haver racismo, é necessário ter relação de poder. Negros não possuem poder institucional para serem racista contra brancos. E eu aprendi isso”, destacou.

Ana Maria Braga pede desculpa: ‘Oportunidade de divulgar’

Ana Maria Braga se desculpou pelo ocorrido e viu um lado positivo no ato cometido em rede nacional. “É importante entender melhor o significado dessa palavra. Portanto, não faz sentido usar essa expressão. Por isso, peço desculpas. Vejo o que aconteceu como uma oportunidade de divulgar a informação e falar mais sobre isso”, apontou a artista, que conversou com Karol Conká sobre traumas por atitudes no “BBB 21”.

(por Ana Clara Xavier)

02 março 2021 – 10h41
Acompanhe também as últimas notícias dos famosos pelo nosso Facebook.